sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Saúde Mental

O Brasil não da nenhuma atenção a saúde mental. A população sofre com os ataques de pessoas psiquicamente afetadas e pertubadas e não sabem onde buscar ajuda quando estão sendo ameaçadas. Onde buscar ajuda quando temos do nosso lado alguém que esta nesta situação de desiquilibrio psiquico? Não sabemos.
Pesquisas relatam que a cada 25 brasileiros 1 sofre de distúrbio/desiquilibrio psiquíco. Este número é bastante relevante e merece atenção.

Projeto “Ação Sócio-Educativo do Tempo Livre”

O projeto “Ação Sócio-Educativo do Tempo Livre” propõe a valorização da cidadania como forma de inclusão social e forma de diminuir a vulnerabilidade infanto-juvenil na comunidade. O projeto foi criado baseando-se no programa modelo de atendimento sócio-educativo existente na Dinamarca e cujo nome é “Escola do Tempo Livre”, que atende todas as crianças na faixa etária de 6 a 11 anos, as quais após o período escolar são transferidas para essa Escola-Livre. A “Escola do Tempo Livre” é uma extensão sócio-educativa na vida das crianças e suas famílias. A proposta da Escola do Tempo Livre, dinamarquesa, é direcionada a interação da criança, escola e família, e se baseia no atendimento a atividades de recreação educativas, com ênfase em atividades lúdicas monitoradas e desenvolvidas por profissionais habilitados para a função. Desta forma, o governo dinamarquês alcançou um resultado positivo, pois a criança atendida pelo programa tem excelente desenvolvimento escolar e social, e em conseqüência o país apresenta o baixíssimo nível de criminalidade envolvendo crianças e jovens. O alto investimento na educação dessas crianças contribui, em contrapartida, para que não haja investimento no sistema de custódia para adolescentes e no de detenção e carceragem para adultos na Dinamarca.


OBJETIVO


O objetivo do projeto é melhorar o nível sócio-educacional das crianças de 6 a 11 anos do bairro do Limão e adjacências. Além disso, o projeto visa diminuir a evasão escolar e as situações de vulnerabilidade e violência do público assistido. O projeto pretende também proporcionar um ambiente cultural e educacional buscando desenvolver o universo de conhecimento de forma integral proporcionando as mesmas um ambiente adequado para o período pós-escolar. Visa diminuir a exclusão social bem como inserir as famílias das crianças atendidas no contexto de sociabilidade e cidadania, criando uma rede social sustentável entre a educação e as famílias em risco social.